O Projeto Tapume_Permitido
Participação da Exposição “+Ou-Oito”na Galeria do Meio com o trabalho Projeto Tapume: Um projeto de registro e de intervenção urbana. A ideia é delimitar e fazer recortes gráficos através de uma moldura negra em espaços públicos, residenciais e comerciais, sejam abandonados ou não, incentivando qualquer tipo de manifestação artistica e cultural com a ajuda de um cartaz, sempre fixado ao lado do recorte.
Durante e após a intervenção é feito um registro fotográfico para acompanhar as diferentes reações perante as intervenções, provocando e abrindo portas para diferentes linguagens artísiticas no espaço urbano.
Propõe-se um efeito transformador onde os interlocutores da cidade dela participam, destacando os signos da cultura urbana nas palavras e imagens elaboradas como resposta ao espaço “disponibilizado” e proposto nos recortes delineados.
Ao expor os diversos modos de falar à cidade, esta é tomada como local de produção e fixação de uma memória, ou um registro de memórias coletivas, permitindo nas reações um discurso político, literário e plástico.
O Projeto Tapume_Proibido, consistiu em uma ocupação temporária no espaço do Collegio das Artes. Como uma continuação das intervenções urbanas realizadas e registradas no período de quatro meses, no centro da cidade de são paulo, durante os quais convidava-se os transeuntes para uma reflexão e interação com o trabalho. Foram delimitados espaços através de uma “moldura”feita com latex preto, que funcionava com uma espécies de recorte da cidade. Ao lado da moldura, era fixado um cartaz que PROIBIA qualquer tipo de manifestação artistica e/ou cultural com o objetivo de provocar o questionamento dos valores de uso da cidade, a fim de potencializar a criatividade e o imaginario do passante. A ideia foi trazer este trabalho , que antes era feito nas ruas, em lugares proibidos e privados, para a área interna. Junto com a instaação foram distribuidos uma série de 3 cartázes impressos em offset














